Obrigado, estou feliz por você estar aqui

TEM UMA PALAVRA PRA VOCÊ

sábado, 7 de janeiro de 2012

Com uma buzina, um cântaro e uma tocha


Produzindo em qualquer circunstancia

Juizes cap. 6
 "Minha família é a mais pobre da tribo e eu o menor da casa de meu pai." (v.v.15).Faça um balanço de sua vida, tenha conhecimento do seu lugar na piramide econômica.
Questione, encontre justificativas. Depois que passava o período da sementeira, próximo da colheita então uma tropa chefiada pelos midianitas, descendente de Abraão com de Centura,  vinham como gafanhotos, destruindo tudo. Levavam todo o gado, todos bodes, carneiros e ate os jumentos. A pobreza  tinha alcançado cada casa de Israel. Era agora um país com baixas na produção de: leite, farinha, vinho, azeite e criação de animais. Todo o sistema de trasporte estava defasado. "...nem jumentos" o personagem do semi-arido escaparam das mãos dos inimigos.

Surge um homem com diferencial, uma estratégia. Não eram construções de " covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações" (v.v.2) era uma maneira de produzir e está protegido dos assaltantes. Mas como isso poderia acontecer? os seu inimigos conhecia toda a terra, sabia quando era o tempo certo da colheita e da produção de bovinos, ovinos e caprinos, cultura econômica da época. Mas um bom estrategista reúne tosdas informações existente. não despreza a mais vil, podendo ela ser de grande valor em uma decisão. Gideão percebeu que seus inimigos roubavam trigo próximo do período de colheita e roubavam os vinhateiros no período de pico de produção.
Ele construiu um lagar, local onde se pisam frutos para separar sua parte líquida da massa sólida, como as azeitonas para fazer azeite ou as uvas para elaborar vinho, e la ao invés de trabalhar com o que era óbvio, ele trabalhava ate mesmo o improvável: Malhava trigo no lagar.
Dentro do lagar, ele trocou os grandes odres de vinho por um criatório de cabras. A ideia era confundir o inimigo.
Gideão o destruidor, guerreiro poderoso ou lenhador, nem  mesmo  sabia que seu nome significava tanta força. Em uma das maiores crises de produção agropecuária, Ele trouxe de presente ao comandante alistador para a guerra, o Anjo do Senhor, ensopado de bode e bolos asmos (v.v. 19).

Você pode não ter nada e até o pouco que restou, te foi tirado, mas, é hora de recomeçar. O inimigo já está no  arraial e você foi alistado para a guerra.

Levante-se do chiqueiro de porcos. Se for necessário, construa lagar para trigo e adega para  criatório de bodes. Surpreenda seu inimigo, encontre força na fraqueza. Pronuncie sempre estas palavras: "posso todas as coisas naquele que me fortalece" (Apostolo Paulo). Comesse a ser produtivo até mesmo no deserto.


Vivendo o presente.

Israel estava vivendo dos milagres do êxodo e reclamando o sofrimento presente, "o Senhor nos desamparou e nos entregou nas mãos dos midianitas"(v.13).
-O Senhor é contigo, varão valoroso  -  disse o anjo. 
Perceba o verbo é   com o sentido de está, conjugado no presente em uma frase de afirmação.
Quando tomamos uma atitude de sermos produtivos e não parasitas, mesmo pobres como Gideão, que não produzia em grande escala, mas sonhava com isso experimentando em um pequeno lagar a sobra de um carvalho, o cultivo de trigo. 
Deus encontra em Gideão, um  coração sonhador e dedicado, valores que não se pode mensurar ou estimar pelas ciências contábeis e econômicas, mas que só Ele vê e sabe discernir.

Os milagres do passado são agora a sombra ou amostra do que Deus pode fazer. Busque no multialmoxarifado de Deus todas as dádivas e maravilhas que Ele tem para conquistar cada passo no deserto do presente, almejando a Nova Canaã do porvir.
Tenha certeza que a cada dia Ele vai prover de cordonizes e maná, suficientes para te promover para o dia e faze seguinte.

Não necessariamente Deus  era na sua vida. Deus precisa ser Deus na tua vida. E os valores espirituais necessitam sobressair aos mundanos, não as sofra influencia do inimigo de nossas almas. Tem um anjo do Senhor do seu lado, ele estar dizendo:

Vai nessa tua força, Deus é contigo.      

Selecionando o que há de melhor

Depois que se escolhe Deus como único senhor, faz-se necessário urgentemente descartar outas divindades (santos, ídolos, imagens) de sua vida. "Ouça o Israel, só Deus é o Senhor". Não tenha medo, nada podem fazer, você agora tem Deus com você. " Tudo posso naquele que me fortalece". 
A miséria veio sobre Israel pelo fato deles temerem e devotarem aos deuses dos amorreus e não ouvirem a voz do Senhor (v.v10).

Para vencer, Gideão começou, destruindo o altar e o bosque de Baal ( santo padroeiro dos filisteus), que estava edificado no monte de sua cidade. No lugar mais alto do monte, ele construiu um altar para Deus.
por este fato, passaram a chama-lo de Jerubaal ( aquele que contende com Baal. v.v. 27 - 32) .
Em uma das cidade que morei no interior da Bahia, eu era conhecido como "Irmão". Era solteiro e mesmo assim decidir agradar a Deus me abstendo da prostituição que imperava na mocidade local. Lá conheci um presbítero que  era mais conhecido como "O Benção". Não importa como vão te chamar, o que realmente importa é escolher Deus como único senhor de sua vida. Destrua todos os altares das antigas devoções a outras divindades, e construa um maior e no mais alto do teu coração ao Deus dos deuses, Senhor dos senhores.  
Jerubaal, assim então conhecido, alistou trinta e dois mil homens de guera em todas as províncias de Israel. Orientado por Deus selecionou entre eles apenas trezentos homens que eram qualificados a guerrear aquela batalha. 

Escolha amizade com pessoas com a mesma orientação e visão espiritual. Não tenha nenhum um tipo de sociedade com quem se prostra a cede ou a fome, muito menos com os covardes e medrosos. 
Descarte tudo que possa falhar, tudo que não é de fé, tudo que não agrada a Deus, todo medo ou dúvida. Se preciso faça prova do Senhor, peça lhe um sinal  (v.v. 36 e 37). 
Escolha os instrumentos apropriado para tua estratégia. Saia do convencional. Davi levou para enfrentar o gigante, cinco pedras, uma funda e um cajado de madeira. Gideão levou uma tocha, um cântaro vazio e uma buzina. um kit para cada soldado. 
Se ainda não exitem ferramentas adequadas para sua operação, crie, adapte. Seja criativo.

Não gaste tuas forças, dinheiro ou tempo com o inútil. Tudo tem que ter um proposito.


Tenha sempre um plano


Tudo feito, bom. Agora meça a força do teu adversário, pesquise sobre a possibilidade de ele te vencer. Caso aja possibilidade de percas de sua parte, faça um rateio de todas as fraquezas evidentes. cheque tudo, faça um correção. Você não pode errar.
Planeje com muita oração e orientação de Deus. Escolha o dia e  a hora de sua vitoria. Monte um esquema de operação, siga-o passo a passo e não dê lugar ao improviso.
"Deixa a vida me levar" esse jargão só serve para os bebedores de cerveja. Seja pontual, oportunidade passa. Não espere que os gafanhotos e devoradores ataquem novamente. O maior ataque é a surpresa. Defenda e tome posse de tudo que é seu.  Aproveite o momento que o exercito inimigo está adormecido e 
trabalhe, ataque-o de todos os lados não deixe oportunidade de defesa. 
Esforça-te.


Criatividade, estrategia de guerra.

* porque uma tocha?  
*porque um cântaro?
*porque as buzinas?


As buzinas, eram como uma grande tempestade: raios, trovões e terremotos, sem chuva. Buzinas que harmonizava com um som de terror, um brado que se ouvia das tres extremidade do arraial como de milhoes de soldados aos redores gritando - ESPADA DO SENHOR E DE GIDEÃO. Se fosse hoje diria que era como uma musica de "rock fúnebre"  (nem sei se existe, mas deve ser terrível pra se ouvir). Imagine você ser despertado a meia noite com uma música dessas tocada  simultaneamente em vários trios aos redores de sua casa!. Era realmente ensurdecedor. Os midianitas atordoados não entendiam os comandos dos superiores e atacavam tudo que estivesse perto ou se aproximasse. Para eles supostamente era inimigo. 
Os cântaros que eram usados para armazenamento e transporte de líquidos, vazios, escondiam a luz e mantinham as tochas acesas até Gideão e seu exercito se aproximarem o máximo do arraial dos midianitas sem serem notados. E eram descartados ao sinal de comando de Gideão, quando os soldados quebravam os cântaros e as tochas seguiam em ação de combate.
As tochas eram para os midianitas como grandes refletores que inutilizava um dos seus sentidos, a visão, já que haviam perdido a audição. Até os olhos se adaptarem, o excesso de luz  deixava-os cegos  e confusos, tempo suficiente para serem feridos.  Ao verem seus passeiros armados, confundidos pela luz e o barulho das buzinas, atacavam uns aos outros, destruindo-se a si mesmo. Era o "fogo amigo" chamado nas guerras de hoje. 
Gideão mandou mensageiros aos outros 31. 700 soldados que voltaram para suas tribos, para perseguirem, em suas terras, os midianitas que por acaso conseguissem fugir  da batalha. 

Conclusão
Depois daquela vitoria, Gideão foi aclamado Juiz, o cargo mais alto do governo politico religioso.
Ninguém vence sem lutar. E todos os dias temos nossas próprias batalhas.
Sem consertos e mudanças nas estruturas, nunca se estará pronto para vencer.
Não podemos permanecer no berço que nascemos e nem tão pouco ser o bebé que veio a luz, todos crescem e precisam ser alguma coisa neste mundo. 
Faça de tudo para ser sempre  reconhecido por Deus como :

VARÃO (a) VALOROSO (a).


Em Cristo, Eliezer Lopes

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor. Parabéns pelo seu estudo, mto edificante. Que o Senhor Jesus a cada dia te conceda mais graça e unção, e te use como atalaia nas mãos Dele nesta terra!

    ResponderExcluir

estou contente por você. Deus te abençoe